Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Imprensa Negra em Exposicção na Alesp

 A exposição, organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, por meio da Comissão de Jornalistas para a Igualdade Racial (Cojira), teve a presença do presidente da entidade, José Augusto Camargo (Guto) e das diretoras responsáveis pela organização do evento, Evany Sessa e Cândida Vieira. O evento tem apoio do mandato do deputado estadual José Cândido (PT/SP) e foi prestigiado pelos parlamentares Adriano Diogo (PT/SP) e Leci Brandão (PCdoB/SP).

A abertura da exposição “Imprensa Negra por José Correia Leite”, ocorrida na última segunda-feira (dia 21), na Assembléia Legislativa de São Paulo contou com a presença de deputados estaduais, além de diversos militantes e simpatizantes do movimento negro paulista. Todos vieram apreciar as capas históricas do jornalismo concebidas pela comunidade negra do início do século passado. A exposição é aberta ao público no hall monumental do parlamento paulista e se estende até sexta-feira (dia 25).

Estão expostas as primeiras páginas de publicações da coleção particular de José Correia Leite, que atualmente está sob a guarda do escritor, ator, dramaturgo e cantor negro, Estevão Maya-Maya, que participou do ato. Correia Leite foi fundador e colaborador de diversos jornais tais como Alvorada, Níger, O Clarim d’Alvorada, O Clarim, A Raça, O Mutirão e Senzala concebidos e produzidos para a comunidade negra.