Deputado José Candido durante seu pronunciamento
No dia em que o Brasil lembrou os 123 anos da Abolição da Escravatura, 13 de maio, o deputado José Candido foi condecorado com a Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro – 2011. A atividade aconteceu na Capital Paulista.
A medalha foi concedida pelo Conselho de Honrarias da AFROBRAS – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, entidade paulista que também administra a Universidade Zumbi dos Palmares.
A honraria tem como fundamento reconhecer, registrar e exaltar em testemunho público, o valor das ações individuais ou coletivas que tenham contribuído para a inclusão, qualificação e visibilidade do negro brasileiro.
O deputado José Candido foi lembrado pelo presidente da AFROBRAS, José Vicente, como um dos poucos parlamentares negros na Assembleia Legislativa de São Paulo, “se somos mais de 50% da população é inadmissível termos apenas dois deputados negros. Candido tem desempenhado muito bem o papel de representante da população, principalmente da população negra”, afirmou.
Ao lado de José Candido foram condecorados deputados federais, artistas, cônsules e empresários. Todos com atuação de destaque pela inclusão do negro na sociedade.
José Candido ficou emocionado com a premiação, “hoje é um dia simbólico para nós negros, a escravidão foi abolida, mas ainda temos muito que avançar em nossos direitos. Este prêmio só me motiva a lutar ainda mais por nossa gente”, declarou.